Blog

O que você quer saber sobre Covid-19?


Para saber se tenho Covid-19 é melhor colher material do naso-faringe (PCR) ou sangue da ponta do dedo?
R: PCR de material colhido no naso-faringe detecta a presença do vírus: é o melhor método, mas só é útil na fase aguda da infecção. Exame no sangue não detecta o vírus, mas diz se a pessoa se infectou, portanto, sendo indicado após a fase aguda ou em pessoas que querem verificar se foram infectadas mesmo sem sintomas.


O que é IgM e IgG?
R: são os anticorpos produzidos contra vários agentes infecciosos, inclusive contra o Covid-19. A sua positividade potencialmente indica que a pessoa está imunizada, mas ainda existem dúvidas se isso ocorre com
o coronavirus


Qual a diferença entre IgM e IgG?
R: são os anticorpos produzidos contra vários agentes infecciosos, inclusive contra o Corona vírus, neste caso, provocando a doença Covid-19. A sua positividade potencialmente indica que a pessoa está imunizada, mas ainda existem dúvidas se isso ocorre com o coronavirus.


Há diferença entre teste rápido no sangue do dedo ou coleta de sangue da veia?
R: o teste no sangue da ponta do dedo usa o sangue total, sendo muito prático, mas o teste com sangue colhido na veia é feito com o soro e tem em geral melhor sensibilidade.


O teste na saliva funciona como?
R: ele não está na rotina no Brasil, mas parece ter menos sensibilidade do que o PCR do material do naso-faringe.


Tive febre, dor de cabeça e muita fraqueza há mais de um mês. Havia gente com Covid-19 no meu ambiente de trabalho. Que exame faço?
R: para saber se teve Covid-19 faça exame de sangue para IgM e IgG. PCR pode dar negativo nesta fase.


Meu exame de sangue foi positivo para Covid-19. Ainda preciso me prevenir usando máscara e me afastando socialmente?
R: Sim; continue a se prevenir, pois ainda não é claro se quem testar positivo não possa se reinfectar.


Devo tirar os sapatos quando chego da rua?
R: não há qualquer evidência de contaminação pelo Covid-19 por meio de materiais do ambiente.


Tenho que usar luvas de borracha e não tocar na maçaneta da porta do prédio em que trabalho por causa do Covid-19?
R: não há qualquer evidência de contaminação pelo Covid-19 por meio de materiais do ambiente. Não dê a mão às pessoas: mãos são agentes transmissores do vírus.


É perigoso ir à praia nesse tempo de Covid?
R: vírus RNA é rapidamente destruído no meio ambiente, principalmente pela luz do sol. A confusão a respeito é o fato de que o RNA do vírus pode ser detectado em várias superfícies, mas isto não indica que o vírus está vivo, isto é, que tenha capacidade de infectar. Se as pessoas mantivessem distanciamento em praias, elas seriam muito seguras para todos, mas como não somos disciplinados, melhor ficar em casa.