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O que comer antes e durante a prova do Enem e do vestibular

Salgadinhos e guloseimas podem até ser práticos, mas não dão a energia necessária para encarar horas de prova. Saiba o que levar no dia do exame


Para aliviar a tensão do dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – ou de qualquer vestibular – nada melhor do que devorar uma barra do seu chocolate favorito, certo? Ou então, mergulhar no saco do salgadinho que você mais gosta ao mesmo tempo em que quebra a cabeça com as questões de matemática.


Sim, você pode levar comida nos próximos dias 3 e 10 de novembro, quando acontece o Enem 2019. Só esteja preparado para mostrar ao aplicador do exame o que pretende comer – quem se negar a revelar o “menu”, será automaticamente desclassificado.


Mas pense duas vezes antes de fazer a festa na seção de gostosuras do mercado. Não por causa do avaliador: é por você mesmo. “Alimentos com alto índice glicêmico [IG] provocam um pico de glicemia e, consequentemente, de insulina. Isso leva a uma maior letargia”, explica a nutricionista Débora Saraiva de Paula, da Endoclínica, em São Paulo.


Alimentos com alto IG são aqueles ricos em carboidratos simples (caso de salgadinhos, biscoitos, doces…), que são rapidamente absorvidos pelo organismo. Ao fazer a insulina disparar, o corpo consome mais energia e um dos efeitos é a lentidão – algo que nenhum candidato quer sentir durante longas horas de prova.


Daí porque o mais indicado é preferir comidas leves, antes e durante o exame. A seguir, confira algumas dicas de Débora Saraiva para estar bem alimentado e com o pique necessário para se sair bem na prova.


DURANTE A SEMANA


Para garantir que você estará 100% no dia do exame, cuide da alimentação durante toda a semana anterior à prova. Procure não fugir muito da rotina e dê preferência a alimentos leves e refeições balanceadas. Melhor deixar para depois aquela hamburgueria que você está louco para conhecer ou o bar que você pretende curtir com os amigos.


ANTES DA PROVA


Café da manhã
Não deu para maneirar durante a semana? Tudo bem. Ao menos tente comer de forma mais leve e saudável no dia da prova – e isso vale já para a primeira refeição do dia. Segundo Débora Saraiva, um café da manhã equilibrado contém fontes de proteína (leite, iogurte, ovo, queijo…) e carboidrato (pão, tapioca, frutas…). Se possível, opte por itens ricos em fibras e carboidratos bons, como pão integral e aveia, que garantem saciedade.


Almoço
Pode parecer irresistível, mas procure passar longe do seu fast-food favorito. O ideal é almoçar a boa e velha comida caseira. A nutricionista de São Paulo dá a fórmula: metade do prato deve ser preenchido por legumes e verduras, um quarto com carboidratos (arroz, quinua, cuscuz…), um oitavo com proteína animal (1 bife do tamanho da palma da sua mão) e um oitado com proteína vegetal (feijão, ervilha, grão-de-bico…).


Caso esse modelo alimentar não faça parte da sua rotina, siga o que costuma comer no dia a dia. Só cuidado para não exagerar nem fugir do que está acostumado. Ninguém merece passar mal no meio do Enem, né?



Fonte: Galileu