Blog

Alto Astral: Como surge o hipotireoidismo em crianças e bebês

Por Taleessa Silva

Como surge o hipotireoidismo em crianças e bebês

A disfunção da tireoide é o tipo mais comum de alteração hormonal que acomete os pequenos. A localização incorreta da glândula e complicações de uma doença autoimune podem ser algumas das causas do hipotireoidismo em crianças.

hipotireoidismo em crianças

 O hipotireoidismo em crianças é mais comum do que parece. O exame do pezinho, feito logo nos primeiros dias de vida, pode identificar o hipotireoidismo congênito, por exemplo. FOTO: Getty Images

A tireoide é uma glândula localizada na região anterior do pescoço e seu hormônio controla a velocidade do metabolismo, afetando até mesmo os batimentos do coração ou a forma como o organismo regula a temperatura do corpo. Se a quantidade de hormônios, como o T3 e o T4, produzidos não é suficiente, a velocidade dessas funções também diminui. Os problemas relacionados a essa glândula muitas vezes são associados aos adultos. Entretanto, não é uma exclusividade dessa faixa etária. O hipotireoidismo em crianças e bebês é muito mais comum do que aparenta. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Causas do hipotireoidismo em crianças

hipotireoidismo em crianças

 Embora não tenha cura, a disfunção pode ser controlada com reposição hormonal e acompanhamento médico. Assim, a criança pode levar uma vida normal e saudável. FOTO: Getty Images

Essa disfunção é a doença hormonal mais frequente na infância. O hipotireoidismo congênito, por exemplo, é uma doença hereditária que pode ser detectada com o teste do pezinho logo na primeira semana de vida do bebê. Essa variação do hipotireoidismo em crianças ocorre aproximadamente em um em cada 2 mil a 4 mil nascimentos e cerca de 10 a 20% dos casos são hereditários. Segundo o Manuais MSD, casos raros do hipotireoidismo congênito ocorrem caso a mãe não tenha consumido uma quantidade suficiente de iodo durante a gravidez.

De acordo com Francisco Lima, endocrinopediatra da Endoclínica São Paulo, outras das alterações da glândula podem ocorrer devido a alguns fatores distintos. “A principal causa do hipotireoidismo é uma doença autoimune, chamada Tireoidite de Hashimoto, caracterizada por um conjunto de doenças inflamatórias que afetam a glândula da tireoide. Outras causas são mais raras, por exemplo, quando a tireoide não está no local correto”, explica Francisco.

Sintomas

Alguns sintomas em crianças mais velhas e adolescentes são similares àqueles do hipotireoidismo em adultos, enquanto outros aparecem apenas em crianças. Confira a seguir:

Sintomas iguais aos adultos

FadigaGetty Images

Fadiga

 
 
 
Ganho de pesoGetty Images

Ganho de peso

 
 
 
Pele e cabelos secosGetty Images

Pele e cabelos secos

 
 

Sintomas apenas em crianças

Crescimento aceleradoGetty Images

Crescimento acelerado

 
 
 
Atraso no desenvolvimento ósseoGetty Images

Atraso no desenvolvimento ósseo

 
 
 
Puberdade adiadaGetty Images

Puberdade adiada

“Não há uma idade recomendada para a criança realizar exames relacionados com a tireoide. Porém, com base nos sintomas e na avaliação clínica do pediatra, ela pode ser encaminhada para uma investigação mais aprofundada”, reforça o pediatra.

 

 

Crédito: Redação Alto Astral | Consultoria: Francisco Samuel Magalhães Lima, pediatra especialista em crescimento e desenvolvimento, alterações na puberdade, obesidade na infância e adolescência, diabetes mellitus e distúrbios da tireoide.

Fonte: https://www.altoastral.com.br/hipotireoidismo-em-criancas/