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Exagerou no álcool? Confira 5 dicas para enfrentar a ressaca.

É normal beber um pouquinho além da conta nas festas de fim de ano. Então, prepare-se para não ter que enfrentar aquela sensação ruim de desconforto



As festas de final de ano são conhecidas por sempre oferecerem bastante comida e bebida. É normal exagerar na dose para comemorar o ano que passou, mas é melhor ainda saber que não vai sofrer com ressaca no dia seguinte, não é? Para te ajudar a passar pelos eventos de final de ano sem ressaca, a endocrinologista Ana Júlia Garcia dá 5 dicas!

1. Beba água!


Manter-se hidratado é essencial para não sofrer com ressaca no dia seguinte. “Na ressaca, ocorrem alterações fisiológicas significativas em alguns parâmetros endócrinos. O consumo de 50 g de álcool, em média 4 doses, causa a eliminação de aproximadamente 1000 ml de água (em um curto período de tempo). Pela redução na concentração do Hormônio Antidiurético (ADH ou vasopressina) tem uma ação diurética. Essa ação induz a desidratação e a primeira dica para se livrar da ressaca é reidratar-se o máximo possível. Beba água!!! Antes, durante e depois”, aconselha.

2. Invista na água de coco


“Outra aliada contra ressaca é a água de coco, que além de água é rica em vitaminas, sais minerais (como magnésio e potássio) e antioxidantes. Além da reposição de líquidos, ela auxilia na reposição eletrólitos perdidos com a desidratação, amenizando os desconfortos”, indica a especialista.

3. Alimentos antioxidantes


“Quer acordar sem dor de cabeça? A dica é investir em alimentos antioxidantes. Altas concentrações de álcool estão associadas a liberação de citocinas pró-inflamatórias no sistema nervoso central, contribuindo para piora das dores de cabeça, esquecimento e alterações de humor. Alimentos com “poder” antioxidante e anti-inflamatórios parecem ser benéficos nesses casos. Por exemplo: frutas vermelhas, folhas verdes como espinafre, couve. Dá para juntar tudo e fazer um belo suco contra ressaca”, ensina.

4. Mingau de aveia


“Aquele mingau de aveia da vovó também pode te salvar da ressaca. A aveia é repleta de nutrientes como vitaminas do complexo B, cálcio, magnésio e ferro, e por ser uma ótima fonte de carboidratos, ajuda a neutralizar os ácidos no organismo e aumentar os níveis de glicose”, conta.

5. Invista nas frutas!


“O consumo de frutas como banana ( fonte de magnésio) e laranja (fonte de vitamina C) através da frutose, ajudam o fígado a metabolizar o álcool e repõem as vitaminas e nutrientes perdidos”, finaliza Dra Ana Júlia.
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