Diabetes e saúde dentária: importância da periodontite
Há muito tempo se sabe que o mau estado dentário prejudica o controle do açúcar no sangue. Isto acontece pelo fato de que processos inflamatórios crônicos em nosso organismo influenciam negativamente a ação da insulina em vários tecidos; em outras palavras, eles aumentam a resistência à atividade da insulina que é, na maioria dos casos, causa do diabete melito, ou pelo menos piora de sua manifestação.
Dentre os fatores inflamatórios presentes no sangue há a proteína C reativa que piora com infecções crônicas e que os endocrinologistas medem para ajudar na caracterização do risco para doença cardiovascular a que o paciente está submetido, notadamente os casos da chamada síndrome metabólica.
Chama-se síndrome metabólica a um conjunto de manifestações muito comuns em nossa população e que se caracterizam por aumento da cintura do quadril (invariavelmente associada a obesidade), aumento da pressão arterial e dos triglicérides do sangue, diminuição do bom colesterol (HDL) e elevação da glicemia (açúcar) do sangue; esta última pode progredir a tal ponto que caracteriza o diabete melito propriamente dito.
Um artigo recente publicado na importante revista científica Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism (vol 98, páginas 913-920, 2013) mostra que uma análise de vinte investigações internacionais totalizando 36.337 pacientes com síndrome metabólica, fica clara a associação desta com periodontite. Por esta razío, o tratamento adequado da periodontite é indispensável ao bom controle da glicemia objetivando a prevenção de doenças cardiovasculares, preocupação constante dos endocrinologistas.
Para que o dentista especializado neste assunto (periodontista) proceda ao tratamento não há necessidade de se mudar medicações receitadas pelo endocrinologista para o controle da glicemia. O paciente deve apenas informar os medicamentos que faz uso e acrescentar aqueles que o periodontista receitar.
Prof. Dr. Eder C R Quintío
Endocrinologista
CRM 8716
Faça parte do nosso newsletter e fique atualizado com todas as informações e dicas da endoclínica.
Faça parte do nosso newsletter e fique atualizado com todas as informações e dicas da endoclínica.