Triglicérides (triglicerídios) elevados no sangue. Por quê e como tratar?

Muitas décadas  de investigação científica internacional mostraram que a doença aterosclerótica é causada pela elevação do colesterol no sangue. Este fato é tão real que quando, ao contrário, o colesterol é muito baixo não há aumento significativo da doença nas coronárias, mesmo na presença dos principais fatores de risco para infarto do miocárdio como hipertensão arterial, hábito de fumar e diabetes.

Mas que colesterol é este que causa dano às artérias? Colesterol e outras gorduras (tipicamente os triglicérides ou triglicerídios) são transportados no sangue em pequenas esferas que são as lipoproteínas (abreviadas LP). Existem LP que levam o colesterol para dentro da artéria, por isso são chamadas LP “ruins”, ou LDL (vem do inglês “low density LP”); e as LP “boas”, por retirarem colesterol da artéria (do inglês HDL “high density LP”). Portanto, LDL-colesterol elevado causa a doença na artéria, enquanto HDL-colesterol elevado, reduz a doença.

Outras gorduras são os triglicérides (triglicerídios), abreviados TG. Estes são também transportados por LP e estão na maior parte em esferas bem maiores do que as LDL e HDL: são chamadas de VLDL e de quilomícrons. Os TG constituem a maior parte da gordura que comemos, mas também são normalmente produzidos no fígado em menor escala.

TGs altos não são causa direta da doença das artérias pelo fato destas poderem destruí-los. Então por que os médicos necessitam tratar TG elevado? Há pelo menos três razões: 1) quando os TG estão muito elevados no sangue - a ponto deste ficar com cor esbranquiçada como a do leite - podem provocar uma doença que, embora rara, pode ser muito grave que é a pancreatite; 2) elevações do TG sempre se acompanham de formação de LDL de menor tamanho, que são muito mais aterogênicas pelo fato de  penetrarem mais facilmente na parede das artérias, como também quase sempre provocam redução indesejável do HDL-colesterol.  Desta forma, os tratamentos que reduzem os TG no sangue tornam as LDL menos danosas para nossas artérias e ainda promovem melhor retirada do colesterol das mesmas mediada pela HDL mais alta.

Quais as causas de TG elevado no sangue?
Em casos mais raros os TG aumentam devido a defeitos genéticos em lidar com a gordura da alimentação. Em casos mais comuns eles aumentam em geral por excesso de sua produção no fígado, como também em defeito de sua remoção no sangue. Isto ocorre na obesidade, diabetes, abuso de álcool, uso de pílulas anticoncepcionais, na síndrome de imunodeficiência adquiria (AIDS), e por diversos medicamentos, inclusive alguns usados para tratar a hipertensão arterial.

Todos os tratamentos e as várias medicações buscam basicamente sempre abaixar as LDL e elevar as HDL o que pode ser conseguido também por redução dos TG.

Como tratar TG elevado?
Em primeiro lugar tratando sua causa: emagrecimento para atingir o peso corpóreo ideal, restrição de álcool e controle adequado do diabetes normalizam o TG na maior parte dos casos. Se a elevação do TG ainda persistir há grande número de fármacos disponíveis que o endocrinologista prescreve baseado no grau de participação dos diversos fatores indesejáveis, tais como, de elevação no sangue dos valores de TG e de LDL-C e de diminuição do HDL-C. Há 3 grupos principais destas medicações: estatinas, fibratos e ácido nicotínico.

Prof. Dr Eder C R Quintão

2017 - Todos os direitos reservados.Agência Giga  Agência Giga